Últimas Notícias

Cartão Fidelidade

O Cliente Fiel da Farmácia São Paulo, Joaquim Ribeiro de Paula (foto), recebeu hoje (11), em Guaraciaba do Norte, das mãos do Sr. Pinto, proprietário da renomada Empresa Farmacêutica, uma TV LCD 32¨.

O Sr. Joaquim fez jus ao prêmio, por ser um Cliente Fiel da Rede de Farmácias São Paulo e ter acumulado 9.500 pontos em compras na mesma.

O ganhador, que mora em Barra do Sotero, município de Croatá, informou para reportagem do Portal e do jornal O Guaracy, que concentra todas suas compras de medicamentos na São Paulo e, por isso, atingiu os 9.500 pontos em, aproximadamente, 12 meses e que vai continuar comprando na Empresa para ganhar novos prêmios.

Como ganhar

Com as compras feitas através do Cartão Fidelidade da Farmácia São Paulo, o cliente recebe prêmios como: Chaveiros, Bonés, Camisas, Bolas, Bolsas, Faqueiros, Conjunto de Copa, Canecas, Panelas de Pressão, Ferros de passar, Garrafas térmicas, Liquidificadores, Espremedores de Frutas, Sanduicheiras, DVD´s, Bicicletas, Celulares, Cesta Básica, Microsistem, Fogões 4 bocas e Televisões LCD 32¨. Para isso, basta somar os pontos ganhos de cada compra.    

LADRÕES ROUBAM O SUPERMERCADO MARTMAG DE GUARACIABA

 

 
                Vejam como ficou o cofre depois de arrombado (foto Diassis Lira)

Ladrões entraram no super mercado martmag na madrugada de domingo para segunda e fizeram uma verdadeira bagunça no escritório, arrombaram o escritório e o cofre, segundo informações do proprietário Gerardo Magalhães, os ladrões entraram pela porta da frente e sem que arrombacem a porta, o que leva a crer que tinham cópias das chaves.
Fica uma pergunta no ar, quem teria entregado a chave para os assaltantes? a polícia já estar no caso e fará todas as investigações para chegar aos ladrões e a provável pessoa que possa ter passado a cópia da chave para os arrombadores.
A empresa não quis informar os valores roubados, mas estima-se que tenha sido uma grande quantidade em dinheiro, afinal o martmag trabalhou todo o final de semana e supomos que o dinheiro estivesse no cofre, já que não tinha como depositar no final de semana, mas para a própria segurança da empresa, funcionários e do proprietário, mesmo que soubéssemos os valores não iríamos divulgar.
Quando os ladrões saíam do martmag por volta de 1:30hs da manhã se depararam com a viatura da guarda municipal de ronda e logo passaram a atirar contra a viatura, que foi alvejada por um disparo que atingiu o capou e em seguida o para-brisa, para a sorte do motorista da viatura a bala não perfurou o vidro e assim ninguém saiu ferido.
 ferido.
                         Marca do tiro no para-brisa da viatura (Foto Diassis Lira)
                               Maraca da bala no capou da viatura (foto Diassis Lira)

Fonte: Blog do Diassis Lira
 
 

 

Ma. Marina Soares no Ranking das dez melhores Escolas da CRED 5

 

Com informações do Blog do Kleber Teixeira

MPF investiga prefeituras

 

O Ministério Público Federal está averiguando irregularidades no uso de recursos repassado a 14 municípios cearenses

O Ministério Público (MP) Federal está investigando a utilização irregular de verbas federais em pelo menos 14 municípios cearenses. Até agora, foram instaurados 15 procedimentos administrativos no Estado para dar andamento à apuração de possíveis fraudes identificadas durante as fiscalizações da Controladoria Geral da União (CGU) e, se for o caso, oferecer denúncias contra os gestores na Justiça para que estes sejam processados por crimes contra o erário.

Após receber os relatórios de fiscalização da CGU que apontavam incidência de fraudes e irregularidades em pelo menos 1.641 convênios firmados entre a União e municípios de todas as regiões do Brasil, o MP Federal organizou um grupo de trabalho para averiguar as prestações de contas das prefeituras e, a partir daí, propor as denúncias cabíveis na Justiça.

Auditorias

Os casos foram divididos entre as sete procuradorias regionais da República, que têm a prerrogativa de propor ações judiciais contra prefeitos, conforme a localização dos municípios sob investigação. Uma primeira fase de análise das auditorias resultou em cerca de 40 denúncias judiciais e mais de 200 procedimentos administrativos instaurados para realizar uma investigação mais aprofundada. Os casos em que não foram confirmadas graves irregularidades foram arquivados.

Investigações

No Ceará, estão em andamento 15 procedimentos administrativos para averiguar se houve desvios de recursos repassados pela Funasa, Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a 14 municípios cearenses: Umari, Porangá, Pacujá, Nova Olinda, Morada Nova, Jucás, Jaguaribe, Itapagé, Ipaumirim, Frecheirinha, Crateús, Antonina do Norte, Alto Santo e Mombaça. As investigações não envolvem necessariamente os atuais prefeitos dessas cidades, tendo em vista que alguns casos em análise são antigos.

A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, do Ministério Público Federal, tem atuação em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sergipe. Ao todo, estão em andamento 45 procedimentos de investigação sobre convênios firmados pela União com prefeituras desses estados.

O grupo de trabalho no País é coordenado pela procuradora regional da República em São Paulo, Janice Ascari. Conforme explicou a procuradora, o objetivo dessa ação integrada entre as procuradorias é otimizar as investigações para verificar a situação dos convênios que envolvem verbas federais e, consequentemente, processar criminalmente prefeitos que tenham causado prejuízo ao patrimônio público.

Processar

"A função do Ministério Público é processar criminalmente essas pessoas e lutar para que elas não fiquem impunes, mas objetivo maior é usar o Direito Penal como instrumento para garantir os direitos humanos. A partir do momento em que o prefeito recebe o dinheiro do convênio e não aplica como deve ser, a população fica prejudicada", salientou Janice, afirmando que já foram constatados centenas de casos em que o recurso liberado pelo Governo Federal não foi utilizado para sua finalidade. "Os prefeitos agora precisam ser responsabilizados por isso", argumentou.

A procuradora Janice Ascari informou, ainda, que os procuradores da república, que atuam perante as varas e juízes federais, também deverão contribuir com o grupo de trabalho, instaurando ações civis de improbidade.

"Esse trabalho está sendo feito de forma coordenada por procuradores regionais da república, um de cada parte do País. Estamos, em cada procedimento, fazendo as diligências necessárias para a investigação. Em alguns casos, trabalhamos em conjunto com a Polícia Federal para instaurar inquéritos policiais. A ação deve continuar nos próximos meses para constatar a responsabilidade criminal dos prefeitos", disse Janice.

Distribuídos

Com o trabalho positivo que vem sendo desenvolvido, informa a procuradora, a CGU já enviou informações sobre 800 novos convênios em situação irregular. Conforme acrescentou, esses casos estão sendo distribuídos entre as procuradorias e serão analisados em uma segunda fase de trabalho.

Nos últimos anos, a CGU tem procurado intensificar as auditorias nos municípios através de sorteios públicos. Em 2008, foram seis municípios cearenses auditados em função dos sorteios e outros três por conta de uma fiscalização especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em 2009, o número de municípios fiscalizados no Ceará cresceu para nove por sorteio e três pelo PAC. No ano passado, pelo menos oito municípios cearenses foram auditados pela CGU. As irregularidades mais comuns constatadas nos relatórios correspondem a pagamento indevido de serviços e ausência de licitações.

(Diário do Nordeste)
 

Videoaulas de revisão para o Enem estreia na web

 

Na revisão para o Enem, os estudantes contarão a partir deste sábado (8) com um aliado: a coleção de videoaulas preparadas pelo Grupo Positivo numa parceria com o Estadão.edu. Os 51 vídeos da coleção Super Aulas Enem Estadão Positivo - cada aula tem cerca de meia hora - serão exibidos gradativamente até o dia 16.

As Super Aulas podem ser assistidas no endereço enem.estadao.com.br/super-aulas a partir do momento em que forem ao ar ou ainda resgatadas no arquivo do portal Estadão.com.br, onde a série completa ficará disponível até o dia 23, segundo e último dia de provas do Enem.

A revisão na reta final pode melhorar o desempenho do aluno, repassando conteúdos nos quais não prestou atenção ou não teve em sala. “Quem passa três horas por dia na internet pode assistir a uma videoaula de meia hora”, diz.

Para Lucas Guimarães, vice-presidente do grupo Positivo, a parceria com o Estadão.edu junta a estrutura didática e pedagógica da rede ao grande alcance do jornal e de sua plataforma digital. “Com isso, estamos prestando um serviço para todos os estudantes brasileiros que sofrem a angústia e ansiedade em relação às provas e aos conteúdos exigidos”, afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Portal Verdes Mares)

PSD – Partido Social Democrático de Guaraciaba do Norte já nasce grande

Por: Zé Ronaldo - 06.10.2011   21:41

O PSD, que foi criado em Guaraciaba do Norte, oficialmente, hoje, já nasceu grande. Fazem parte da nova sigla Dr. Egberto Farias (Prefeito Municipal), os 05 vereadores da bancada da situação, Assis Nonato, Gerardo Marques, Regivaldo Cavalcante, Valdemiro Martins, Tacizo da Silva Martins (Presidente da Câmara), Naide Galvão (1ª Dama), Egberto Filho (Secretário), os suplentes de vereadores Luiz Alberto, Alvimar, Ivonete, Rosa Maria, Osvaldo, Antonio Alves, todas as lideranças partidárias que pertenciam ao PSDB, secretários municipais e vários outros políticos.

A comissão provisória do PSD está assim constituída:

Egberto Filho - Presidente, Regivaldo Cavalcante – vice-presidente, 1º secretário – Egberto Martins Farias, 1º tesoureiro – Tacizo Martins, 2º Tesoureiro – Naide Galvão.

                                  Os 05 vereadores que compõem a bancada do PSD

O PSDB, que se encontra inativo no município, com a saída de suas principais lideranças, praticamente, encerra sua jornada política no município.   

CÃMARA DE CROATÁ TAMBEM APROVA O AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES PARA 2012

Por: Zé Ronaldo  -  06.10.2011    -    21:06

      A exemplo do que aconteceu quarta-feira (28/09), em Guaraciaba do Norte quando a Câmara Municipal aprovou por unanimidade emenda a Lei Orgânica Municipal aumentando de 09 para 13 o número de vereadores, a Câmara Municipal de Croatá aprovou, também, por unanimidade na Sessão Ordinária de hoje (06),  emenda a Lei Orgânica do Município aumentando de 09 para 11 o número de vereadores que comporá o legislativo daquele município a partir das eleições de 2012.

      A  Presidente da Câmara da Câmara Municipal de Croatá Ana Tereza Barbosa, falando sobre o assunto, disse que espera que com o aumento de mais dois vereadores, a população do município seja melhor atendida em suas reivindicações através do legislativo.

      O aumento do número de vereadores em todos os municípios brasileiros vem acontecendo por força da PEC 20, aprovada em 18.12.2008, pelo Senado, recriando 7.343 dos 8.000 cargos de vereadores que haviam sido cortados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2004, para reduzir gastos e adequar ao número de eleitores e tem prazo só até o dia 7 de outubro deste ano (um ano antes da eleição de 2012), para que as Câmaras Municipais aprovem o aumento do número de seus vereadores.

TRE vê plebiscito de emancipação com restrições

 

Sem posição sobre lei que tramita no STF, plebiscito em 2012 para emancipação de distrito pode ser inviabilizado

Fortaleza. 30 distritos cearenses já obtiverem a aprovação da Assembleia Legislativa para a emancipação. No entanto, o pré requisito seguinte, que é o plebiscito, pode ser inviabilizado, durante as eleições majoritárias e proporcionais de 2012.

A notícia foi dada, ontem, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ademar Bezerra. Ele explicou que a votação popular está condicionada à aprovação ou não de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o presidente do TRE, "seria temerário o Ceará promover esse plebiscito, sem uma consulta prévia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)", em vista de que o resultado do sufrágio poderá ser inconsequente, diante do parecer do STF a favor ou não sobre a Adin. A orientação frustra assim lideranças políticas e, sobretudo, parlamentares da Assembleia Legislativa.

"Eu conversei com o vice-governador Domingos Filho e com o presidente da Assembleia legislativa, Roberto Cláudio, lembrando sobre esse trâmite, que pode acontecer sub judice", disse o desembargador.

Caso o STF desconsidere o plebiscito, diz que é possível que o resultado não seja validado. Além de sugerir que as lideranças políticas cearenses aguardem a decisão da Suprema Corte, ele diz que outra alternativa é aguardar se decisão parecida será tomada por algum outro Estado.

"A minha recomendação é no sentido de que não se decida antes da avaliação da inconstitucionalidade ou não da Lei complementar", afirmou o presidente do TRE.

Ele lembrou que para haver a emancipação de novos Municípios se faz indispensável uma lei complementar. Com isso, o TRE voltará a se reunir com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para se tomar um rumo com relação ao sufrágio.

Contrário

Para o coordenador da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios, deputado Neto Nunes, essa orientação causa decepção aos parlamentares, haja vista que a lei que aprovou a emancipação dos 30 Municípios foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo governador. "Acatamos uma lei federal, mas é nosso entendimento que cabe às Assembleias Legislativa legislarem sobre essa matéria, a exemplo de como as Câmaras Municipais vêm decidindo sobre a criação de novos distritos e o Congresso Nacional sobre novos Estados", afirmou ele, que já prefeito do Município de Icó.

Na sua experiência como administrador, afirma que os Estados somente ganham com a emancipação, haja vista que se torna a distribuição das receitas, dentre essas o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) mais igualitária.

"Como prefeito, percebo que não há como não privilegiar com investimentos um distrito em detrimento de outros. A emancipação torna essa repartição mais democrática", afirmou o parlamentar.

Avanços

Segundo Neto Nunes, também ex-prefeito de Icó, o surgimento de novos Municípios, não apenas no Ceará como em outros Estados, tem representado em mais avanços e desenvolvimento. "Eu não conheço um Município que não tenha se emancipado que não haja desenvolvimento nos equipamentos sociais, na infraestrutura e, sobretudo, no grau de satisfação das comunidades", disse Neto Nunes. Ele lembrou que a recomendação do presidente do TRE foi dada ao vice-governador, que se prontificou em reforçar o pleito das lideranças políticas numa reunião que está programada para ocorrer na próxima semana entre os representantes daquele Tribunal e da Mesa Diretora do Legislativo Estadual.

Critérios

Neto Nunes lembrou, ainda, que o Ceará está atrás de outros Estados na iniciativa de emancipação, inclusive perdendo para Estados como Rio Grande do Norte e a Paraíba.

"Existem Estados que emanciparam distritos com população inferior a 2 mil habitantes, o que não é o nosso caso", disse o coordenador da Comissão. No caso cearense, os pré-requisitos, dentre outros, são de população superior a 8 mil habitantes, eleitorado não inferior a 40% da sua população e até mesmo a existência de um posto de gasolina, que é uma exigência considerada isolada, se comparada com legislações de outros Estados. "Nossa luta será pelo plebiscito", disse o deputado cearense.

FIQUE POR DENTRO
Critérios


PARA aprovação de emancipação dos 30 distritos para Municípios, que somarão aos 184 atuais, a Assembleia legislativa estabeleceu como critérios: população superior a 8 mil habitantes; eleitorado não inferior a 40% da sua população; Centro Urbano já constituído, com número de prédios residenciais, comerciais e públicos superior a 400; existência de equipamentos sociais e de infraestrutura compatíveis com as necessidades da população tais como: rede de distribuição de energia elétrica, sistema de captação e abastecimento público d´água potável, esgoto sanitário, coleta de resíduos sólidos; posto de saúde; posto policial; escola de educação infantil e ensino fundamental; edificações com condição para a instalação da Prefeitura e Câmara Municipal; Sistema de Telefonia pública, comercial e residencial; posto de venda a varejo de combustível para veículos e gás de cozinha e posto de serviços de Correios.

Cidades

214 Municípios poderão compor o novo mapa do Ceará a partir de 2012, caso haja plebiscito em todas localidades já aprovadas para emancipação pela Assembleia Legislativa

(Diario do Nordeste)
 

Mais três municípios cearenses devem eleger novos prefeitos

 

Mais três municípios no Ceará devem passar por novas eleições no próximo mês. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e os pleitos estão agendados para 13 de novembro.

As novas eleições estão marcadas para Icapuí, Ararendá e Antonina do Norte, onde os prefeitos foram cassados recentemente pelo TRE. Recentemente a Corte fez novas eleições em Altaneira, no Cariri. Também houve pleitos em Jardim e Umirim.

A decisão dos juízes TRE em promover nas eleições aconteceu nesta quinta-feira. Na sexta-feira (7) devem ser publicadas resoluções no Diário da Justiça do TRE com resoluções para os pleitos, como por exemplo o calendário em que serão registradas as candidaturas.

Cassações

O prefeito cassado de Icapuí, José Edilson da Silva (PSDB), foi afastado do cargo pelo TRE em setembro deste ano. O tucano foi acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2008, devido a um processo provocado hoje pelo deputado estadual Dedé Teixeira (PT).

Já em Ararendá o prefeito José Adriano Paiva de Aguiar (PSB) foi cassado em agosto deste ano, também pelo TRE, acusado de abuso do poder econômico e captação ilícita de votos.

O prefeito cassado de Antonina do Norte, Joaquim de Matos Arrais Bisneto, também perdeu o mandato por captação ilícita de votos nas eleições passadas.

Mudanças no Ceará

Mais de 10 municípios já mudaram de mãos desde a última posse de seus prefeitos, há dois anos. 

(Diário do Nordeste)

STF pode decidir ainda em outubro se Ficha Limpa é válida

O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá decidir ainda em outubro se a Lei da Ficha Limpa é válida ou não. Ministros do STF consideram fundamental que a Corte se posicione com antecedência sobre o assunto para evitar que ocorra novamente o quadro de incerteza da eleição de 2010.

Os eleitores votaram em 2010 sem saber se políticos condenados e cassados tinham o direito de se candidatar. Apenas em março o tribunal concluiu que a lei não valeu na eleição passada porque não foi aprovada com pelo menos um ano de antecedência. De acordo com a Constituição Federal, modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes.

Por causa da incerteza, até  políticos excluídos da disputa, mas que conseguiram votos suficientes para assumir cargos, tentam na Justiça garantir o direito de tomar posse. "É muito importante que a gente esclareça a opinião publica com a máxima antecedência possível, tendo em vista as eleições", afirmou o ministro Luiz Fux, relator de ações sobre a Ficha Limpa. Ele prevê que o julgamento ocorrerá na segunda quinzena de outubro.

"Vou julgar todas as questões. Serão saciadas todas as dúvidas", disse. "As eleições serão realizadas com a população sabendo o que pode e o que não pode fazer, quem pode se candidatar e quem não pode se candidatar", garantiu. Ao contrário do que ocorreu em março, quando o tribunal analisou apenas o aspecto temporal da lei, neste novo julgamento o STF examinará pontos específicos da norma. Entre eles, a possibilidade ou não de um político ser punido (com inelegibilidade) antes de uma condenação definitiva da Justiça

(Diário do Nordeste

Pesquisar no site