PRIMEIRO PLANO

20/10/2011 09:18

 

Como era de se esperar, a casa grande não aguenta um nordestino, negro, ex menino de rua, fazer sucesso como Ministro de Estado. Tinha que aparecer uma denúncia.

O livro Ponto de Mutação, de Frijot Capra, afirma que estamos vivendo a maior transformação da história da humanidade que é caracterizada por tres aspectos fundamentais:

São estes: O fim dos combustíveis fósseis, o fim do patriarcado e a total mudança de paradigmas. Estamos sendo testemunhas destas mudanças.

Quem não se preparar para conviver com a mudança de paradigmas terá grande problemas existenciais. Os fatos estão aí acontecendo todos os dias.

Ter que engolir negros, pobres e nordestinos fazendo sucesso nas mais variadas profissões deve provocar mal estar em muita gente preconceituosa.

Os clubes sociais, por exemplo, quase todos abandonados e alguns em ruínas, pagam hoje o preço da discriminação que adotaram por muito tempo. Mas há quem pense que estamos no século passado.

Será no dia 10 de dezembro o XIII Recital IVANA SÁ, no Teatro São João. Mais uma amostra dos talentos que são despertados no Espaço da Música.

Alunos de Letras da UVA vão promover a “I Amostra Universitária de Literatura Cearense”. O projeto é produzir um livro sobre nossos autores para ser adotado nas escolas.

Em novembro, dia 4, as atenções estarão voltadas para o centenário de Crateús onde a Esquadrilha da Fumaça vai fazer uma exibição. A região norte estará lá para ver o espetáculo.

Mesmo os mais ferrenhos adversários são capazes de observar a quantidade de obras em andamento no Ceará. Seria bom que o exemplo do Governador Cid contagiasse os municípios.

Há, lamentavelmente, gestores municipais que não cuidam nem da limpeza das cidades. E como os recursos são proporcionais, deduz-se que há má vontade ou incompetência.

Uma experiência inédita foi realizada pelo Pacto por Guaraciaba do Norte: O povo foi consultado sobre a indicação de pré-candidato a prefeito.O escolhido é o industrial Francisco Carvalho Soares, da Mais Sabor.

Coluna publicada no jornal CORREIO DA SEMANA, de Sobral

Pesquisar no site