PRIMEIRO PLANO

23/07/2011 20:24

Domingo passado, dia 10, nos reunimos, em Fortaleza, para comemorar o aniversário da Neila. O aniversário foi no dia 28 de junho, mas ela estava em Petrolina participando da colação de grau de Rafael, filho de Rosangela Mesquita e noivo da Luciane, filha de Luciene e Edson Martins.

Uma comitiva de vários parentes e amigos viajou a Pernambuco para participar das festas de formatura. Na mesma data e na mesma turma, formou-se o Gustavo, filho de Isabel Pinto e neto do nosso grande amigo Raimundo Pinto de Oliveira, recentemente falecido.  Nossos parabéns aos novos médicos.

Dia 19, em General Sampaio inicia-se a série de apresentações da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, precedendo o pianista Arthur Moreira Lima. Na sequencia vem Groaíras e Graça.

Na semana seguinte, dia 27, o famoso pianista vai apresentar-se em Croatá e nos dias seguintes em Poranga e Mons. Tabosa. Tanto o  pianista quanto a orquestra fazem  shows imperdíveis.

Assunção Ribeiro Azevedo foi convidada e está fazendo ótimo trabalho na Escola de Mucambo. Experiencia não lhe falta. No tempo em que aqui fui Secretário de Educação ela já foi representar nosso município em programa da TV Educativa.  Com sucesso!

E a política está em plena efervescência em todos os municípios. Em muitos, por causa da corrupção. Pessoas que, até pouco tempo, eram pobres hoje estão ricas, sem ter ganho na loteria e sem ter tido heranças. Isto faz com que os eleitores abram os olhos para a próxima eleição.

E sempre há esperanças de novos dias. Afinal de contas o povo está evoluindo e ninguem engana todo mundo todo tempo. Há uma revolta generalizada contra os que se aproveitam do dinheiro público para enriquecer.  Não podemos deixar para as futuras gerações esta herança maldita.

Em nossa terra está nascendo o “Pacto por Guaraciaba do Norte” composto por todos aqueles que querem o verdadeiro desenvolvimento do município. O grupo não tem dono e não tem candidato previamente estabelecido. Há um perfil proposto e o nome que for indicado terá que reunir aquelas qualidades ou que, pelo menos se aproxime muito delas.

O Pacto por Guaraciaba do Norte repudia qualquer idéia de compra ou venda de votos ou qualquer negociação que vise trocar apoio político/eleitoral por quaisquer vantagens a serem auferidas numa futura gestão.

Aqueles que pensam pequeno certamente irão achar bobagem  pensar em política sem compra de voto. Os interesseiros sempre dizem: “Só ganha quem tem dinheiro”. É uma forma de afastar os que tem dignidade e que não se vendem.

A moeda principal é a dignidade das pessoas envolvidas. Dom Aloisio Lorscheider, ex arcebispo de Fortaleza dizia: “Quem compra voto ou já roubou ou vai roubar”. O que faz com que alguem aplique cem, duzentos, quinhentos ou um milhão de reais numa eleição? De graça? Como vai ressarcir-se?

O Pacto Por Guaraciaba do Norte não exclui ninguem, mas quer que participem todos aqueles e aquelas que acreditam que se pode fazer o bem sem corrupção. Nada se tem a perder, apenas a ganhar. É a grande herança que se pode deixar para as novas gerações. Nossos antepassados aqui fizeram política com respeito e dignidade.

Um dos mais entusiastas deste Pacto é o industrial Francisco Carvalho Soares que sempre  detestou a forma como a política local vem sendo conduzida nos ultimos anos. Ele aderiu à ideia e como forma de mostrar a sua crença e o seu apoio decidiu fazer funcionar aqui uma grande industria de produção de sucos.

  quase dez anos ele vem tentando, mas não teve o apoio político necessário. Mas promete que, em função deste  Pacto Por Guaraciaba do Norte, iniciará, de imediato, a construço da industria   para funcionar em  2013 e irá comprar toda a produção de frutas da Serra da Ibiapaba.

Um dos objetivos do Pacto é o fortalecimento do comercio e da agricultura locais. E o Carvalho está decidido até mesmo a financiar e garantir um preço minimo importantissimo para todos os grandes e pequenos agricultores  da região.

Outro que está no comando deste Pacto é Baltazar Neto que dispensa comentários pelos relevantes serviços prestados à nossa terra. O Teatro João Barreto é uma prova concreta e bem visivel de sua dedicação. O Teatro nos envaidece a todos.

Cada guaraciabense ou amigo de Guaraciaba do Norte que toma conhecimento deste Pacto fica sensibilizado e demonstra logo a sua vontade de aderir. Um dos princípios  é a participação. Tudo terá que ser abertamente discutido com as pessoas envolvidas. Ninguem conseguirá exitos permanentes sem ter idéias e princípios solidos  em sua base.

No XIII Encontro dos Conterrâneos e Amigos de Guaraciaba do Norte, em 14 de agosto, serão homenageados: Dr. Francisco José Mesquita, José Simões Vieira e Tibúrcio Melo Ferro (in memoriam)

leunamgomes@hotmail.com 

Pesquisar no site