Dados sobre Croatá

13/08/2011 12:26

                                                                                                                  Croatá é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 17069 habitantes.

 

História

As terras da serra dos Cocos, localizado no lado sul da Chapada da Ibiapaba na divisa com as terras do Sertão de Cratéus, era habitadas por nações indígenas como os Tupi (Tabajara, Tupinambá) e Tapuia (Calabaça, Carariju, Kariri, Inhamun, Karati, Jaburu, Javanbé).

A região de Croatá foi inicialmente habitada pela família "Tomaz". Os Tomazes, como são conhecidos na região.

No ano de 1896, Tomaz Ribeiro Leite com seus filhos e genros, se estabeleceram nas terras devolutas então pertencentes ao Coronel Clínio de Oliveira Memória, rico comerciante e residente em Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte.

 às margens do rio macambira, hoje rio inhunçu, então pertencentes ao Coronel Clínio de Oliveira Memória, rico comerciante e residente em Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte.

No mesmo, acima mencionado, Tomaz e seu genro, solicitaram o Coronel Clínio o terreno onde fosse edificada uma ermida ( casa de oração), na fazenda Croatá. A idéia foi muito bem aceita pelo Coronel. Ele mesmo escolheu o Orago e doou 100 braças de terras para o patrimônio.

Ao redor da primitiva Capela de Nossa Senhora das Dores, desenvolveu-se o atual centro urbano, que se emancipou do Inhussu.

Formação Administrativa:

A Elevação do povoado a categoria de vila

ocorreu segundo a lei n° 2.677, de agosto de 1929 e a de município conforme lei n° 8.339, de 14 de dezembro de 1965, antes de serem instalado e restaurado na forma da lei n° 11.430, de 28 de abril de 1988.

História Religiosa:

A história religiosa desta localidade iniciou com a construção de uma capelinha em honra a Nossa Senhora das Dores.

Em 24 de janeiro de 1978, Dom Timóteo Francisco Nemésio Cordeiro, 1° Bispo da Diocese, cria o Curato de Nossa Senhora das Dores. Anos depois, em 20 de fevereiro de 1985, Croatá é elevada a categoria de paróquia.

Origem Toponímica:

Croatá é vocábulo indígena que designa uma planta silvestre da família das bromélias, também chamada de gravatá, coroatá, coroá, crauá, croá, caroá.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 610 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do rio Parnaíba, sendo elas,  rio Inhussu, os riachos Cana Brava, Canindé Grande, Cruz, Macambira e São Roque e outros tantos. Existem ainda açudes de grande porte, mas destaca-se a Logoas das Mercês.

Relevo e solo

O município de Croatá está situado na Cuesta de Ibiapaba e seu relevo apresenta um leve declínio para o lado do estado do Piauí. As principais elevações possuem altitudes com até 800 metros acima do nível do mar, atingindo o ápice no Morro do Pico.

Vegetação

A vegetação da região de croatá faz parte da flora da Chapada da Ibiapaba, com predominância da uma vegetação arbustiva densa, de caules finos (carrasco). No leste do de Croatá encontra-se a mata úmida, serrana (floresta subperenifólia tropical plúvio-nebular).

Subdivisão

O município é dividido em oito distritos: Croatá (sede), Barra do Sotero, Betânia, Santa Tereza, Repartição, Lagoa da Cruz, Vista Alegre e São Roque.

Aspectos socioeconômicos

A maior concentração populacional encontra-se na zona rural. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.

A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Tianguá BR 222, seguindo depois estrada estadual (CE-187) que passa Ubajara, Ibiapina, São Benedito e Guaraciaba do Norte. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são assecíveis (com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.

A economia local é baseada na agricultura (banana, cana-de-açúcar, mandioca, feijão, Hortaliças, Cajucultura); na pecuária (bovinos, suínos e avícola.

Cultura

Os principais eventos culturais são: Hortaliças, Cajucultura, mandioca

§  Dia do Município (3 de maio)

§  Dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores (15 de setembro)

 

Hortaliças, Cajucultura, Mandioca

 

Pesquisar no site