A JUVENTUDE GUARACIABENSE DO PCdoB ESTÁ COM O PACTO

24/12/2011 18:38

A JUVENTUDE GUARACIABENSE DO PCdoB ESTÁ COM O PACTO

Leunam Gomes (*)

 

O PCdoB de Guaraciaba do Norte foi um dos primeiros a manifestar o seu apoio ao PACTO. O seu presidente Francisco Antonio Araújo Gomes, logo ao ser informado da existência do Pacto começou a participar de suas reuniões. Recentemente, realizou uma reunião com a presença dos seus organizadores Francisco Carvalho e Baltazar Neto. No encontro, o PCdoB  manifestou  o apoio ao Pré-Candidato, sem nenhuma troca de favores. O PCdoB, conforme o seu dirigente,  é majoritariamente, composto por jovens que anseiam mudanças em nosso município.

 

Este apoio tem sido fundamental para o fortalecimento do PACTO, sobretudo considerando-se que as suas idéias não são imediatistas e nem oportunistas, mas para fundamentar o desenvolvimento de nossa terra pelos próximos vinte anos. E é exatamente a juventude de hoje que terá a tarefa de consolidar todas as idéias discutidas pelo PACTO.

Por mais de quarenta anos fomos sufocados por uma ditadura que massacrou lideranças. São muitas as história de jovens que foram silenciados. Alguns deixaram-se convencer pelos ideais da ditadura a ainda hoje são seus defensores. Outros, por motivos diversos, nem sequer tomaram conhecimento do que acontecia com a juventude brasileira.

Trabalhar em educação, no tempo da ditadura é ser considerado subversivo. Vivi esta história e, nem sequer, pude ficar no Ceará onde estava sendo perseguido por trabalhar com alfabetização de jovens e adultos e, sobretudo por adotar o Método de Paulo Freire. Mas continuo acreditando que a educação é o caminho. E a ditadura não conseguiu roubar-me esta idéia.

O PCdoB, recém criado em Guaraciaba do Norte, reúne uma força jovem impressionante.  Trata-se de um partido de muitas histórias importantes para a instalação da democracia em nosso país. Foi fundado em 1922, e é o Partido Comunista do Brasil  mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Foi o partido mais perseguido pelo regime militar, especialmente porque  dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.

No Ceará hoje o PCdoB conta com o brilhante Senador Inácio Arruda e com os Deputados Chico Lopes, João Ananias(federais) e Lula Morais (estadual).  Em âmbito nacional destacam-se os parlamentares: Dep. Aldo Rebelo, licenciado para ocupar o Ministério do Esporte,  Dep. Alice Portugal, Dep. Assis Melo,Dep. Delegado Protógenes Queiroz, Dep. Evandro Milhomem, Dep. Jandira Feghali, Dep. Jô Moraes, Dep. Luciana Santos,  Dep. Manuela D´Avila, Dep. Osmar Júnior e Dep. Perpetua Almeida.

“O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força.”

O PACTO fundamenta-se, sobretudo na participação. A parceria do PCdoB com o PACTO está baseada em idéias e não em jogo de interesses. Tudo em beneficio de nosso município. O futuro nos vai confirmar o quanto está sendo importante este momento.

 

(*) Leunam Gomes, guaraciabense, professor universitário, Mestre e Especialista em Gestão e Modernização Pública – Diretor da Imprensa Universitária da UVA

Pesquisar no site