Boas Maneira & Bem Viver

Cleila

24/12/2011 22:01

Facetas do “Amigo Secreto”

 

Boas Maneiras & Bem Viver

 

Aversão comum do amigo secreto tem por finalidade aproximar as pessoas e cultivar as amizades.

 

O amigo secreto é uma brincadeira que visa estarmos juntos. É costume antigo, seja por motivos religiosos, como o de repetir o ato de quando Jesus foi presenteado pelos Reis Magos; seja por motivos pagãos como a explicação que paira sobre a Roma Antiga cuja celebração era conhecida como Saturnália, baseada na troca de presentes.

 

O amigo secreto deve ser encarado com descontração. O presente é uma questão que se deve atentar. Dar presentes muito íntimos como lingeries, é uma gafe, o ideal é optar por artigos mais genéricos, como livros, etc.. Quanto ao processo de escolha do presente:

 

·       Quando acontece de tirar alguém com quem não tenha proximidade a solução é tratar de se aproximar e sondar o que ela gostaria de ganhar;

·       Se for homem recomenda-se um kit de vinho, kit de churrasco, objeto para escritório;

·       Se for mulher vão bem echarpe, lenços, bijuterias, porta-retratos.

 

A prática do amigo secreto é mais uma oportunidade de rever pessoas queridas. É tempo de encontros e reencontros de presentes e mensagens.

 

“Mais uma vez é Natal!!! Confraternizemo-nos com Deus e o homem, vivenciando o Natal de forma plena.”

05/10/2011 16:56

Boas Maneiras & Bem Viver

 

O Dia da Criança

 

A criança é a maior fonte de alegria, criatividade, busca de prazer, sonho, desejo, intuição e imaginação.

Ela é o ser, o sentido, o vivenciar e o viver.

Crianças são abertas às informações. Ensine que elas aprendem. Nunca as trate como um débil mental, elas entendem tudo. Ficam atentas às promessas e às recompensas ou punições feitas pelos pais. Nunca deixe de cumprir para que aprendam a obedecer, não confunda repreensão com repressão.

Lembre que as crianças não nascem com conceito de ética e moral do que é certo e errado. Elas dependem dos adultos para o aprendizado dos bons hábitos e comportamento. Ensine-as e comece cedo, para que estes se tornem uma segunda natureza.

Crianças... Brinquedos... Infância... Bonecas, bolas, carrinhos, pipas, petecas, bicicletas, etc. Brinquedo de arma... NUNCA!!

 

“Deus pôs no jardim a flor e na família a criança”

06/09/2011 15:49

Nossos filhos não são nossos filhos:

Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos. O que não nos impede de sofrer quando fazem suas escolhas diferentes daquela que gostaríamos, ou que quando eles próprios sofrem.

 

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente do medo de perder algo tão amado.

 

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus.

 

E o meu sentimento, e a minha dedicação, e o nosso Amor? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles não são nossos! Como seria bom se não fossem apenas empréstimos! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que nosso Coração já é deles. É a mais concreta realidade.

 

 Só resta em nós, Mães e Pais, rezar e aproveitar a todos os momentos possíveis ao lado das nossas “crias”, que mesmo sendo “emprestadas” são a maior parte de nós.

 

J.S.

20/08/2011 15:28

O Dia dos Pais

A palavra Pai vem do latim “Pater”. O Dia dos Pais teve origem na antiga Babilônia há mais de 4 mil anos e significava  Amor e Carinho.

Cada Povo e cada Nação têm suas tradições e datas para comemorar este Dia. No Brasil, a idéia de comemorar esta data foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Os Nortes Americanos comemoraram a data pela primeira vez em Washington no dia 19 de junho de 1970. Tornou-se uma data nacional, oficializada em 1972, pelo Presidente Richard Nixon.

São simples e singelas atitudes que procuram dar um tom de humanização e lembrar o valor e a dignidade daqueles que dão origem a outro Ser.

Na oportunidade fazemos algumas citações de Pais que contribuíram de outra maneira a bem da humanidade com suas grandes descobertas e invenções. 

Einstein

O pai da Relatividade

Beethoven

O pai da Musica

Galileu

O pai da Astronomia

Shakespeare

O Pai da Literatura

Leonardo da Vinci

O Pai das Artes

Sócrates

O Pai da filosofia

Santos Dumont

O Pai da Viação

Marco Pólo

O Pai do Comércio

D. Pedro I

O Pai da Independência

Tiradentes

O Pai da Inconfidência

Gutenberg

O Pai da Imprensa

Freud

O Pai da Psicanálise

Gandhi

O Pai da PAZ

  

“Pai largue do meu pé, mas não solte a minha mão.”

23/07/2011 19:58

Comunicação

Conversar é uma arte. É característica implantada desde o nosso nascimento.

 

A força do diálogo vence obstáculo ao lado do bom senso, da intuição, da ética e do equilíbrio.

 

 A espontaneidade na comunicação ajuda-nos como fator de harmonia principalmente no âmbito familiar.

 

 O diálogo em qualquer tipo de relacionamento nos mostra alternativas viáveis para o medo que assola e preocupa a natureza humana, homens/mulheres reféns de si mesmo. 

 

 O diálogo transpõe barreiras existentes por falta de comunicação.

 

 Nada mais importante que a harmonia entre as pessoas repercutindo numa boa convivência familiar e social.

                                                                                                                                           

                             “Convivência é viver com sabedoria.”

 flordaibiapaba@hotmail.com

 

Pesquisar no site